Tipos de Liderança

Saber ser um bom líder é uma habilidade requerida para qualquer empreendedor. Todos possuem os seus pontos positivos e os negativos.

 Você sabe qual é o seu perfil de liderança?

Autoritário: visto como o líder exigente, comanda a sua equipe com firmeza e tem como princípio que tudo deve ser feito com excelência. Apesar de possuir a capacidade de mobilizar as pessoas em prol de um ideal, pode querer monopolizar muita coisa para si e cobra o máximo de empenho de todos, sendo muito crítico com quem não apresenta os resultados esperados. Geralmente determina sozinho todas as decisões, sem promover a participação efetiva da equipe nos projetos. Se você se identificou com esse perfil repense suas atitudes!

 

Democrático:  possui como pilar a colaboração da sua equipe. Geralmente é uma pessoa muito comunicativa, mas que demonstra confiança nos seus colaboradores. Tem como ponto forte o incentivo do envolvimento da equipe nas atividades e nas decisões a serem tomadas. Entretanto, muitas vezes pode ser indeciso e dificultar a tomada de decisão.

 

Visionário: É o que está sempre de olho no futuro. Seus principais feitos estão na criação de planos e projetos que vão levar a empresa a um patamar de muito sucesso no futuro. Capaz de antecipar tendências empreendedoras e tem disposição para correr riscos. Esse tipo de liderança reconhece a importância dos colaboradores para a obtenção de bons resultados e busca motivá-los constantemente. Porém, pode ocorrer de não conseguir ser tão eficiente nas tarefas que precisam de um foco a curto prazo.

 

Liberal: Este perfil delega plenos poderes e tarefas para o seu time e fica à disposição para dar o suporte necessário. É muito comum que consiga desafiar a sua equipe há espaço para criatividade, inovação e troca de conhecimento. Mas para que essa liderança funcione, é preciso que o gestor conheça muito bem cada membro da sua equipe além de acompanhamento constante em relação ao desempenho da sua equipe.

 

Situacional: é quando o gestor varia entre tipos de liderança de acordo com a tarefa que será executada, as pessoas e a situação em que será enquadrada. Além de ordenar os subordinados a cumprir ordens, também sugere realizar certas demandas com uma consulta prévia antes de tomar decisões. A ideia é adaptar a melhor escolha de acordo com o tipo de situação em que a pessoa estiver vivendo. Esta variação exige diferentes tipos de conduta ao orientar os colaboradores em suas tarefas.

 

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