FCO Energia Fotovoltaica

Empresa

RESTAURANTE LAGOA DA PRATA PESK & LAZER

Cidade

Três Lagoas – MS

Projeto: FCO Desenvolvimento Turismo

O Restaurante Lagoa da Prata pretende com o apoio do FCO adquirir um sistema fotovoltaico eficiente com a finalidade de reduzir a conta de energia ao máximo e contribuir com o meio ambiente. O sistema fotovoltaico funciona através de placas solares que captam a luz solar e transformam em energia elétrica de corrente continua. Essa energia passa por um inversor solar que converte a corrente continua para corrente alternada que é o formato utilizado no quadro de distribuição.

A energia gerada pode ser aproveitada para abastecer toda necessidade de consumo da empresa viabilizando uma redução de até 95% no valor da energia elétrica, ou seja, pagará o valor mínimo da conta de energia elétrica referente às taxas de iluminação publica e custo de disponibilidade da rede.

A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água. Para a produção de energia elétrica são usados dois sistemas: o heliotérmico, em que a irradiação é convertida primeiramente em energia térmica e posteriormente em elétrica; e o fotovoltaico, em que a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica.

Um sistema fotovoltaico, complementado por outra fonte de energia, requer menor potência instalada de painéis fotovoltaicos e baterias, podendo reduzir os custos totais. Os sistemas interligados à rede são aqueles em que o arranjo de módulos fotovoltaicos atua como uma fonte de energia complementar ao sistema elétrico ao qual está conectado. Esses sistemas não utilizam armazenamento de energia, pois toda a energia gerada durante o dia é entregue à rede e, durante a noite ou em períodos nublados, dela é extraída a energia necessária para alimentar as cargas.

Galeria de fotos