Planejamento 2019

Estamos a um passo de 2019!

Como está o planejamento da sua empresa para o próximo ano?

Já dizia Antoine de Saint-Exupéry, (O Pequeno Príncipe), “Uma meta sem um plano é somente um desejo” Então! Qual é o seu plano? 2019 promete ser um ano de grande crescimento na economia brasileira devido ao novo cenário político e agora é o momento de fazer seu plano para alcançar novos horizontes e alçar voos cada vez maiores.

Aposto que você já ouviu esta frase em algum lugar, “Se você não sabe para onde ir qualquer caminho serve”, mas o que não te contaram é que este “qualquer caminho serve” é o caminho da mediocridade. É neste ponto que entra a importância do planejamento, com ele você possui direção e foco para gerar resultados que alavanquem o seu negócio.

 

COMO FAZER?

  • Reunir a equipe: Este é o primeiro passo e o mais importante porque sem uma equipe comprometida o fracasso é certo. Você precisa estar cercado de pessoas de bons princípios. Segundo Jack Welch, “pessoas com integridade dizem a verdade e mantém sua palavra. Elas assumem a responsabilidade por suas ações, admitem erros e os consertam”. Além disso, você precisa ser um líder e não um chefe, porque o líder dá voz aos membros da equipe e os guias pelo amor e comprometimento. Enquanto o chefe gera medo e incertezas, perdendo muitas vezes inovações importantes no seu negócio pelo simples fato de não ter comunicação aberta com sua equipe. Você ainda tem dúvidas sobre isso? Apenas olhe os exemplos de empresas como o WordPress e GitHub comunicação transparente é tudo!

 

  • Definir metas para o próximo ano: Não espere às 23:59 do dia 31 de dezembro de 2018 para definir suas metas. Quantas vezes você já fez isso? Muitas vezes é claro. Quantas vezes você as cumpriu? Provavelmente nenhuma ou você está adiando elas até agora neste exato momento. Esse problema ocorre pelo simples fato de você não ter preparado sua mente de maneira correta com foco total e comprometimento.

 

Como definir as metas para 2019?

As metas devem ser SMART.

 E porquê? Pelo simples fato dessa técnica te dar uma visão realista e objetiva para suas metas.

  • Específico (Specific): Aqui o foco é fugir da má interpretação, por exemplo, “Vende Mais”. Busque estruturar sua meta em cima destas perguntas “ O que? Quem? Onde? Como? Por que? ”. Segue um exemplo: “ Minha equipe irá aumentar as vendas na minha loja através de um treinamento de gestão, porque eu quero profissionalizar mais meu atendimento com os clientes”.
  • Mensurável (Measurable): Podemos parafrasear um dos maiores escritores sobre administração, Peter Drucker, para entender melhor este conceito “O que não é medido, não pode ser gerenciado! ”. Então, responda estas perguntas “Quanto? Quanto tempo? ”. Assim, “Minha equipe aumentará as vendas em 15% no primeiro bimestre de 2019”.
  • Atingível (Attainable): Agora, chegou o momento de pôr o pé no chão e pensar da seguinte forma, olhando para seu histórico diga se a meta é atingível ou não.
  • Relevante (Relevant): Aqui, você analisa se sua meta é relevante para o seu negócio, ou seja, vai impactar diretamente no seu negócio. Para ter uma melhor clareza neste ponto é muito importante contar com uma consultoria de negócios. De forma, a agilizar o processo.
  • Temporal (Time Based): Coloque um prazo, pois uma tarefa sem prazo é uma tarefa que nunca será feita.

 

Com essas dicas você tem o necessário para visualizar um 2019 de sucesso para sua empresa, se ainda ficou com dúvidas ou precisa de mais ajuda entre em contato com nossa equipe!

Desejamos um Ano de 2019 cheio de Empreendedorismo de Sucesso à você!