Pequenas empresas são as que mais crescem

As pequenas empresas são as que mais crescem no País. Isso é o que mostra pesquisa “Estatísticas do Empreendedorismo 2011”, divulgada ontem (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, 51,5% das companhias consideradas de alto crescimento têm de 10 a 49 profissionais assalariados, ou seja, são de micro e pequeno porte. No País, há um total de 34.528 empresas em expansão.

O IBGE avalia como empresa em crescimento aquelas que apresentaram um incremento médio do pessoal ocupado assalariado de pelo menos 20% nos três anos anteriores. Há também outros critérios utilizados no País para avaliar o crescimento das empresas, como, por exemplo, o faturamento.

“É um paradoxo. Apesar de as pequenas empresas representarem 1,5% do total de empresas ativas no Brasil, elas têm uma participação muito grande no montante de empresas em crescimento. O desdobramento disso é que elas estão sobrevivendo mais, realidade que será revelada na próxima ‘Demografia das Empresas’”, adianta Jefferson Mariano, analista sócio-econômico do IBGE.

A representatividade das micro e pequenas empresas (MPE) no total de companhias em crescimento apresentou alta de 0,6 ponto percentual em relação a 2010. Essa categoria foi a única que apresentou expansão no período. As companhias com 50 a 249 profissionais tiveram redução de 0,4 ponto percentual no total de empresas em crescimento, enquanto as com 250 trabalhadores ou mais tiveram queda de 0,2 ponto percentual. Isso significa que enquanto as MPE continuam crescendo, ainda que de forma estável, as demais registraram redução em 2011.

Fonte:  http://www.newtrade.com.br/noticia/pequenas-empresas-sao-as-que-mais-crescem

Comentários desativados