Como a mentoria pode ajudar na gestão da sua empresa?

Como a mentoria pode ajudar na gestão da sua empresa?

Como a mentoria pode ajudar na gestão da sua empresa?

Muitos empreendedores desconhecem a importância de uma mentoria para suas empresas. Desta forma, vamos responder a essa questão de forma simples e intuitiva.

O que é mentoria e qual a sua importância?

A palavra mentoria resulta do inglês mentoring, sendo uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em um indivíduo experiente ajudar outro menos experiente.

Sua importância está no recebimento de Know-how, ou seja, um conjunto de conhecimentos práticos economizando o valioso “tempo” que possuímos. Logo, a mentoria é simplesmente ser uma pessoa sábia que aprende com os erros dos outros.

Além disso, é de grande relevância saber quem é seu mentor e se possui algumas características essenciais, por exemplo, comunicação, liderança e responsabilidade.

Pois, citando Jim Rohn, “Você é a média das cinco pessoas com quem mais convive”. Desse modo, compreendemos a importância de um bom mentor que irá conviver muito próximo de seu mentorado.

Diferença entre mentoria e consultoria

Apesar de soarem como sinônimos mentoria e consultoria possuem suas distinções.

Para uma melhor compreensão dos termos, veja quais são suas as diferenças:

1 – Mentoria

A mentoria é o acompanhamento de um profissional de forma aprofundada para o desenvolvimento do empreendimento sobre o que deve ou não ser feito para que um negócio adquira crescimento e estabilidade.

O mentor é um “professor” que irá te ajudar compartilhando experiências pessoais de erros e acertos. Entre tantos outros ensinamentos.

2 – Consultoria

Já a consultoria é especializada em fazer o cálculo dos diagnósticos de uma empresa e o que ela precisa para alavancar. Ou seja, é simplesmente um passo a passo do que fazer, sem uma real imersão no empreendimento a ser desenvolvido.

Para quem é indicado a mentoria?

Não existe uma resposta padrão para essa pergunta. Sendo a mentoria de grande valia para negócios que estão gerando lucros abaixo do esperado, definição de uma estratégia para o direcionamento do empreendimento e até mesmo o desenvolvimento de empresas já consolidadas.

Pois, o mentor lhe dará direcionamento para encurtar o caminho entre seus objetivos, através de uma visão de externa da empresa e com muita experiência acumulada.

A gestão ideal para sua empresa

Buscar a gestão ideal deve ser a meta de qualquer CEO para obter o sucesso em seu empreendimento independente da área de atuação. Dessa forma, procurando melhorar o custo de produção, logística, entre outros fatores que estão interligados com a gestão do negócio.

Logo, não é sábio e nem sensato buscar por conselhos de amigos, vizinhos ou familiares sem experiências concretas para administrar sua empresa.

O mais indicado é sempre obter ajudar através de um profissional que teve experiências de sucesso e fracassos. Assim, você poderá ter uma visão para gerar resultados mais assertivos na gestão de seus negócios. Ou seja, a mentoria é um facilitador para quem quer crescer de maneira rápida e minimizando os riscos.

Para mais conteúdo. Como está o marketing da sua empresa?

Comentários desativados