Como está o marketing da sua empresa?

Como está o marketing da sua empresa?

 

Como está o marketing da sua empresa?

Como está o marketing da sua empresa? É uma pergunta que todo empreendedor deve estar atento. Pois, o marketing é umas das chaves do sucesso para atrair clientes e destaque competitivo em relação aos concorrentes.

Ensinaremos como avaliar o seu marketing e aplicar técnicas para otimizar o Branding, ou seja, tornar sua marca conhecida. Além disso, mostraremos como a falta dele ou uma estratégia errada de aplicação pode prejudicar seu negócio.

O marketing e as empresas

O marketing é de grande importância para uma empresa de sucesso. Prova disso, é o investimento feito pela Marvel na divulgação de “Vingadores: Guerra Infinita”. Cerca de 150 milhões de dólares com um retorno de 1 bilhão de dólares em apenas 11 dias após o lançamento do filme.

Agora que você entendeu, a relevância do marketing é necessário saber como avaliar ele na sua empresa.

Para isso, não será preciso cálculo matemáticos complexos ou fórmulas mágicas, e sim compreender a satisfação do seu cliente. Como também seu posicionamento em relação ao mercado. Portanto, você pode seguir os seguintes passos:

1 – Comentários

O feedback é essencial para avaliação do marketing e porquê? Pelo simples fato de ser a opinião de seus clientes em relação a sua empresa. Ou seja, é a maneira mais objetiva de você entender os pontos fortes e fracos da sua marca e assim corrigi-los. Pois, o marketing não se limita apenas a divulgação, mas ao conjunto de ações e sensações entregue aos clientes e isso inclui design dos produtos, apresentação pessoal dos funcionários, decoração da empresa e até mesmo sua logo.

2 – Posição de mercado

Nesse ponto, não é simplesmente estar em uma boa localização geográfica. Abrir uma empresa no melhor lugar da cidade não garante receita tão pouco sucesso. Posição de mercado, significa saber o seu diferencial competitivo frente aos seus concorrentes e se você está destacando-o, de modo, alavancar suas vendas. Portanto, caso você não saiba sua posição é certeza que o seu marketing não gera resultados satisfatórios.

Após essa avaliação vamos compreender as consequências de negligenciar o marketing, assim como aplicação de maneira errada.

O erro de ignorar o marketing

Você conhece alguma empresa ou produto que ignorou o marketing e obteve sucesso? E a resposta é não, por um simples motivo essa empresa ou produto faliu. Quando o empreendedor não se preocupa com o marketing, ele limita o seu alcance de clientes e não gera o destaque da sua marca no mercado que no ano de 2018 teve cerca 110.336 novas marcas registradas no Brasil, conforme dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Marketing demais faz mal

Tudo em excesso é prejudicial, com o marketing não é diferente. E para compreendermos este ponto é só você refletir. Quantas vezes você comprou algum produto daquele vendedor ou empresa que realizava ligações e envio de e-mails todos os dias para você? Provavelmente, você nunca comprou ou só realizou a compra uma única vez, isso é consequência de um marketing excessivo, gerando negatividade para o empreendimento.

Estratégias de marketing

Agora com a compreensão da importância do equilíbrio do marketing, apresentaremos algumas estratégias de marketing para implementar na sua empresa.

1 – Não venda produtos, venda sensações

Nike, Coca-Cola, Apple, entre outras. O que todas essas empresas de sucessos têm em comum é um marketing voltado para as os sentimentos. Não há o preço dos produtos nos comerciais. Você verá sorrisos alegria, design, ursos polares fofinhos e o principal a sensação que aquele produto irá atender a sua necessidade sem você nem ao menos saber.

2 – Você não tem clientes, você tem fãs

Uma empresa com muitos clientes terá um bom faturamento, uma empresa com fãs terá bilhões em caixa. E isso é pelo fato que os fãs são fiéis ao seu negócio porque acreditam na ideia por trás do produto, para deixar a estratégia mais objetiva vou citar um fato que aconteceu no Nubank. Um cliente encontrou em contato com a empresa para solicitar um cartão de crédito novo, porque seu cachorro tinha comido o mesmo. E sem o cliente saber a empresa enviou um cartão novo junto com um brinquedo para seu pet.

3 – Mídias Sociais

Vivemos na era da tecnologia e ter sua empresa com perfil nas principais mídias sociais é essencial para estar próximo aos seus clientes estabelecendo contato com eles afim de atender as solicitações da forma mais rápida, eficaz, cômoda possível e gerar conteúdo para contribuir com a experiência do seu produto ou serviços junto ao cliente, por exemplo, suponha que você venda roupas, postagens com dica de combinação de suas peças pode ser um diferencial para sua empresa.

Para mais conteúdo. Planejamento 2019

Comentários desativados