8 passos para um financiamento bem sucedido.

01Analisar com antecedência as condições das linhas de créditos (taxas de juros, prazos e garantias exigidas).

Verificar qual a linha mais adequada para a sua necessidade. Certas linhas de financiamentos possuem excelentes condições, mas demandam um pouco mais de tempo para análise do projeto e liberação dos recursos.

02Planejamento – mensurar adequadamente os custos do novo projeto.

Muitos projetos de investimentos com recursos financiados têm o seu êxito prejudicado, porque tiveram seus custos mal dimensionados na fase de planejamento.

ƒ03 Controles financeiros (contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa).

Para obter um financiamento com as linhas oficiais de financiamentos, a empresa precisa apresentar viabilidade econômico-financeira, torna-se muito difícil comprovar essa viabilidade de uma empresa que não possui os controles financeiros básicos.

„04Disponibilidade de recursos para custear as despesas pré-operacionais, além do percentual de recursos próprios exigidos pela linda de crédito/instituição financeira.

Mesmo que a linha financie 100% do projeto, existem diversas despesas pré-projetos (taxas, alvarás, profissionais liberais) necessárias para a devida apresentação do projeto à instituição financeira. Por outro lado, mesmo com a possibilidade de financiamento de 100% dos valores, as instituições financeiras costumam exigir uma maior participação do empresário com a finalidade de amenizar os riscos do projeto.

…05Regularidade fiscal, previdenciária e trabalhista.

Se você pretende usar uma linha de crédito do governo, atentar para este item.

†06Atentar para os aspectos legais (alvará de construção, licenciamento ambiental, corpo de bombeiro e licenças dos órgãos reguladores da atividade).

Empresas que não apresentam todas as licenças/alvarás exigidos pelo poder público podem ter suas atividades suspensas a qualquer momento, o que vai gerar grandes dificuldades de honrar os compromissos com o financiamento, ou seja, a empresa apresenta acentuada possiblidade de ficar inadimplente .

‡07Manter bom relacionamento com a instituição financeira.

É importante que o gerente da conta entenda o projeto e “compre” a ideia do investimento.

ˆ08Contratar uma boa consultoria para conduzir o processo.

E por último, não menos importante; muitos projetos de financiamentos não logram êxitos por apresentarem falhas na documentação exigidas ou por um acompanhamento ineficiente. A consultoria precisa ter um rigoroso controle dos documentos exigidos bem como acompanhar com diligência cada etapa do processo.

 

Elaborado por:

Aline Claro Polastrini
Economista – Corecon/MS 1.270
Acadêmica Mestrado – Administração UFMS

Luiz Magno M Ayala
Analista de Sistema / Espec. Administração
Diretor Comercial OFFICINA PROJETOS

Comentários desativados