05 Dicas para empreender

5 DICAS PARA APRENDER A EMPREENDER

  1. Comece pequeno

Empreender com pouco dinheiro é um grande desafio, fazendo com que muitas pessoas desistam antes mesmo de iniciar suas atividades. Se você não possui recursos para grandes investimentos, pense em abrir uma micro ou pequena empresa.

Você pode não atingir grandes ganhos inicialmente, mas vai lucrar muito em experiência e aprender como o mercado funciona. Ser um microempreendedor é simples e você pode abrir uma MEI no Portal do Empreendedor e conseguir seu CNPJ em poucos instantes.

  1. Estude o mercado

Entrar em um mercado sem estar atento às tendências que o movem é receita para o fracasso. É necessário analisar muito bem a receptividade das pessoas ao seu produto e serviço antes de realizar investimentos e abrir uma empresa que pode não entregar o que o mercado espera.

Você pode ter ótimas ideias para o seu negócio, mas é preciso saber o que os outros pensam a respeito disso. Faça pesquisas, inicialmente com seus parentes e amigos, e esteja aberto a receber críticas ao seu modelo de negócio. Caso sua ideia não seja bem aceita repense as suas estratégias.

  1. Foque no seu nicho

Um problema recorrente em micro e pequenas empresas é querer diversificar sua atuação já nos primeiros anos de vida, perdendo o foco do nicho de mercado para o qual a empresa foi criada.

O problema de oferecer outros produtos e serviços que fogem das especialidades desenvolvidas pela empresa é a possível perda de qualidade. Isso pode fazer com que os clientes não tenham mais interesse no seu negócio e as vendas diminuam, prejudicando a saúde financeira da empresa.

  1. Crie valor para a sua marca

Algo tão importante quanto o que você vende é a sua marca. Criar valor em torno do nome de sua empresa é um diferencial no mercado tão competitivo de hoje. Uma identidade visual bem-feita, que reflita as características e valores de sua empresa pode ajudar a conquistar clientes.

Inovação é uma palavra que deve estar em mente ao criar sua identidade visual. Busque por algo que impacte as pessoas e transmita confiança. Trabalhar a sua marca nas redes sociais e manter um bom relacionamento com seus clientes também são maneiras de agregar valor ao nome do negócio.

  1. Use softwares de gestão

Realizar a gestão financeira pode ser um desafio até mesmo para um microempresário. Dessa forma, USE um sistema de gestão.

#empreendedorismo #officina #empresas #startups

Comentários desativados